Estudo Da Utad

10-01-2015 14:34

 

Investigação Premiada

O prémio, do grupo Portucel Soporcel para o melhor estudo de 2014 na área da Proteção Contra Pragas, Doenças e Infestantes na Floresta, foi atribuído durante o 1º Simpósio da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal e 7º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia, sob o tema “Novos desafios na proteção das plantas” que decorreu em Oeiras de 20 a 21 de novembro de 2014.

Na opinião de Luis Martins, o prémio é um “bom incentivo à continuação de estudos relativos à monitorização da sanidade do castanheiro”, já que é uma espécie ocupa cerca “35 mil ha em Portugal e 30 mil ha em Trás-os-Montes, em 2013 as exportações atingiram 17,5 milhões de euros”.

Por isso salienta que esta metodologia pode ser usada na “avaliação fitossanitária de outras espécies florestais com importância económica relevante, como o pinheiro bravo, eucalipto ou sobreiro”. Espécies, que são também afetadas por um conjunto de “agentes bióticos que causam prejuízos avultados todos os anos”.

Problema que não deve ser descurado, pois a “floresta portuguesa representa cerca de 3% do PIB, tem uma área aproximada de 34,5 mil km2 e ocupa 38% do território nacional, sendo a 12ª maior área florestal da União Europeia”, conclui o investigador.